Todos os anos, muitos trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho ou contraem doenças ocupacionais porque estão expostos a algum tipo de risco mecânico.
Além disso, as máquinas que operam e seu ambiente de trabalho podem gerar inúmeros perigos ao trabalhador.
Em termos de prevenção, diversas ações podem ser realizadas na fonte, no ambiente de trabalho, com os próprios trabalhadores e pela implementação de medidas de proteção coletiva para eliminar os riscos.
Quando não é possível implementar medidas para eliminar ou reduzir os riscos na fonte, podem ser elaborados Procedimentos de Trabalho Seguro, lembrando sempre que os trabalhadores devem utilizar os equipamentos de proteção individual EPI.
Por isso, é importante avaliar e reduzir os riscos físicos e mecânicos que podem comprometer a saúde e segurança dos trabalhadores.
Para isso, deve-se levar em conta a interação dos trabalhadores com as máquinas ao seu redor e seu ambiente de trabalho. Os principais riscos físicos incluem ruído, vibração do braço e do corpo inteiro, e estresse térmico.
Os principais riscos mecânicos incluem cortes, lacerações, furos, esmagamento e contato com as máquinas, bem como quedas de altura, deslizamentos, tropeções e quedas no mesmo nível.
O que é risco mecânico?
Um perigo mecânico pode ser criado pelo uso de ferramentas, equipamentos ou máquinas, tanto motorizados quanto manuais.
Parte das para os trabalhadores incluem bordas afiadas, superfícies quentes, peças móveis, volante, roldana, polia, correia, etc.
O risco mecânico ocorre principalmente em três áreas:
- O ponto de operação: Ponto onde o trabalho é realizado no material, como corte, moldagem, mandrilamento, etc.
- Aparelho de transmissão de energia: Componentes do sistema mecânico que transmitem energia para a parte da máquina que realiza o trabalho. Por exemplo, volantes, polias, correias, bielas, acoplamentos, cames, fusos, correntes, manivelas, engrenagens, etc.
- : Peças da máquina que se movem enquanto a máquina está trabalhando. Estas podem incluir peças móveis, rotativas e transversais, assim como mecanismos de alimentação e peças auxiliares da máquina.
Exemplos de risco mecânico
Todos os podem ser gerenciados adotando procedimentos de trabalho seguros e a aplicação de guarda-vidas apropriados.
A proteção ajuda a minimizar o risco de acidentes com máquinas, formando uma barreira que protege o operador ou outras pessoas do ponto de perigo/área de perigo do equipamento. A maioria é usada no ponto de operação.
Lesões mecânicas comuns:
- Fratura: Fratura é o termo médico para um osso quebrado;
- Perfuração: A punção resulta quando um objeto penetra diretamente no corpo e se arrasta para fora, criando uma ferida na forma do objeto penetrante;
- Estiramento e entorse: Uma deformação resulta quando os músculos são esticados ou rasgados em excesso;
- Impacto: Ser atingido por partes ejetadas da máquina ou equipamento;
- Atrito e abrasão: Uma seção da pele sendo esfregada pela máquina;
- Entalamento: Estar preso em uma parte móvel de uma máquina ou equipamento;
- Esmagamento: A colisão de uma parte do equipamento com uma pessoa pode resultar em esmagamento;
- Trituração: Podem ser duas partes móveis (afiadas ou não) que se movimentam uma sobre a outra;
- Injeção de alta pressão: É uma lesão causada por injeção de alta pressão de óleo, graxa, diesel, gasolina, solventes, água ou até mesmo ar, no corpo;
- Corte: Corte de alguma parte do corpo humano por um movimento de corte.
Profissões em que há maior incidência de risco mecânico
Como é de se imaginar, algumas profissões trazem mais riscos para a saúde do que outras. Uma enfermeira, por exemplo, tem mais chances de ser contaminada por uma infecção do que um advogado que trabalha dentro de um escritório.
Segundo a as profissões que apresentam a maior incidência de risco mecânico são:
- Eletricitários:O trabalho dos eletricitários é caracterizado pela presença de demandas físicas e mentais importantes. Além disso, os riscos à saúde e segurança dos trabalhadores são considerados elevados. Afinal, há riscos de origem elétrica, mecânicos (quedas e acidentes de trânsito) e muitos outros.
- Trabalhadores da Construção Civil: Nesse tipo de trabalho há os riscos relacionados às máquinas e equipamentos sem a proteção devida, que pode afetar a integridade física dos trabalhadores.
- Operadores de máquinas da metalurgia: Uma máquina industrial de grande porte precisa de conhecimento técnico para a sua utilização, uma vez que o cumprimento de várias etapas devem ser feitas e observadas para que as tarefas sejam cumpridas em conformidade com as normas de segurança.
- Mineradores: Não são raras as notícias na imprensa sobre acidentes provocados por desmoronamentos e explosões em minas. Além disso, os mineiros trabalham em ambientes insalubres com muita poeira, onde faltam luz e ventilação naturais, o que pode provocar uma série de doenças.
- Funcionários da indústria química: neste caso, os trabalhadores manuseiam constantemente agentes químicos utilizados na preparação de tintas, solventes, vernizes, que podem fazer mal à saúde e integridade física.
Relação entre risco mecânico e segurança do trabalho
Os riscos mecânicos podem surgir em diversas situações. Mas estão mais propensos a eles os , realizando atividades preventivas e corretivas.
Além disso, muitas vezes esses colaboradores usam tecnologias impróprias e estão em condições impróprias de trabalho.
A se concentra principalmente na proteção dos funcionários no local de trabalho contra acidentes, lesões e exposição a substâncias nocivas.
Embora os acidentes possam acontecer a qualquer momento, ainda é responsabilidade do empregador garantir que eles tomem medidas para reduzir o risco de incidentes e manter um ambiente de trabalho seguro.
Para prevenir os riscos mecânicos e , é preciso investir em inspeções de segurança no local de trabalho.
A realização da inspeção deve ser feita por profissionais da área para identificar os riscos e estabelecer ações preventivas e corretivas previstas no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).
Há vários tipos de riscos aos quais os funcionários podem estar expostos, dependendo de sua indústria:
Os riscos físicos são fatores ambientais que podem levar a lesões. Estes incluem fiação elétrica exposta, queda de objetos, pisos molhados e outras condições que podem causar deslizamentos, quedas, cortes ou outros ferimentos.
Alguns não precisam necessariamente fazer contato físico para causar danos, tais como níveis excessivos de ruído, calor e pressão.
Os podem levar a doenças, infecções e outras condições graves de saúde. Mofo e fungos, sangue e outros fluidos corporais, bactérias, vírus, esgoto e vermes são todos exemplos de riscos biológicos.
O uso de (EPI) é vital para prevenir a exposição a riscos biológicos e proteger sua saúde.
Os riscos químicos podem ser ditos como gases ou vapores, ou entrar em contato com a pele como um líquido ou sólido. Eles podem causar irritação da pele, queimaduras, problemas respiratórios, cegueira ou outras complicações graves para a saúde.
Os colocam tensão nos músculos, tendões e outros tecidos conjuntivos do corpo. Eles podem resultar de má postura, levantamentos/movimentos repetitivos ou incômodos.
Riscos psicológicos podem levar à depressão, problemas de concentração, desatenção ou negligência. Este tipo de perigo inclui estresse relacionado ao trabalho, fadiga, assédio e violência. .
O que são agentes de risco mecânico?
Riscos mecânicos são todos os riscos que podem ter relação com a falta de organização, ambientes inadequados, máquinas sem proteção, entre outros.
Estes são os mais comuns e estarão presentes na maioria dos locais de trabalho em um ou outro momento. Eles incluem condições inseguras que podem causar ferimentos, doenças e morte. Os riscos mecânicos incluem:
- Derrames em pisos ou tropeços, tais como corredores bloqueados ou cordas que atravessam o piso;
- Trabalho a partir de alturas, incluindo escadas, andaimes, telhados, ou qualquer área de trabalho elevada;
- Máquinas e peças de máquinas móveis não protegidas; proteção removidas ou peças móveis que um trabalhador possa tocar acidentalmente;
- Perigos elétricos como fios desgastados, falta de pinos de aterramento, fiação inadequada;
- Espaços confinados;
- Perigos relacionados à máquina (bloqueio/etiquetagem, segurança de caldeiras, empilhadeiras, etc.);
- Alguns riscos à segurança são uma função do próprio trabalho. Por exemplo, equipamentos pesados criam um risco adicional para os trabalhadores nas proximidades do equipamento operacional.
Acidentes envolvendo um risco mecânico podem ferir diretamente os trabalhadores e podem criar perigos adicionais.
Por exemplo, maior exposição a produtos químicos devido a equipamentos de proteção danificados, ou perigo de explosão causado pela mistura de produtos químicos.
O pessoal da unidade deve estar constantemente atento aos perigos potenciais de segurança e deve informar imediatamente seus supervisores sobre quaisquer novos perigos, para que possam ser tomadas medidas mitigadoras.
Importância da redução de risco mecânico para a empresa
O talvez nunca tenha sido tão importante quanto agora. Os riscos enfrentados pelas organizações modernas se tornaram mais complexos, alimentados pelo ritmo acelerado da globalização.
Novos riscos estão constantemente surgindo, muitas vezes relacionados e gerados pelo uso, agora invasivo, da tecnologia digital.
Além do trágico resultado de um ferimento, doença ou mesmo morte, os riscos mecânicos têm um enorme impacto em seu negócio.
Por isso, é do seu interesse garantir que as pessoas que trabalham para você sejam bem treinadas e experientes para que um acidente não ocorra. Por quê? Aqui estão 3 razões.
Proteger a vida e a saúde: A razão mais óbvia é que a prevenção da vida e da saúde é a principal preocupação.
De fato, acreditamos que não tomar precauções para prevenir acidentes e lesões ou doenças ocupacionais torna a administração moralmente responsável por esses acidentes.
Se existir um problema ou ameaça potencial, e não forem tomadas medidas para evitar um acidente, o resultado recairá sobre você.
Evitar o tempo de inatividade: A segunda razão para prevenir acidentes é porque acidentes e doenças ocupacionais limitam a eficiência e a produtividade por causa do tempo de inatividade.
Este é um custo indireto de um acidente, mas muito caro. A mão de obra de reposição pode custar à sua empresa tempo e recursos, juntamente com possíveis indenizações, conserto de equipamentos danificados, ou até mesmo multas.
Proteger sua reputação: A terceira razão para prevenir acidentes é que eles podem causar danos sociais de longo prazo à sua reputação. Quando os acidentes acontecem eles podem manchar a reputação da sua empresa aos olhos do público.
Como a empresa pode atuar na prevenção do risco mecânico?
Manutenção em dia dos equipamentos
Uma falha inesperada do equipamento em uma fábrica pode interromper o cronograma de produção e levar a paradas dispendiosas que podem afetar significativamente seu resultado final.
A manutenção regular do equipamento é a chave para evitar falhas catastróficas no equipamento. Ela pode compensar a longo prazo na forma de maior eficiência operacional e reduzir os custos.
Além disso, se uma peça ou equipamento for bem mantido, o risco de acidentes ocorridos devido ao mau funcionamento das máquinas é reduzido.
Quando ocorrem incidentes envolvendo máquinas defeituosas, há uma grande chance de que o operador seja o primeiro a ser afetado.
Ter o histórico de manutenção de um equipamento ajudará a acompanhar a saúde de sua maquinaria. Isto permite que você agende uma inspeção quando necessário, ao mesmo tempo em que garante que seu equipamento esteja seguro para trabalhar.
Treinamento da equipe de trabalho
Se sua empresa está recebendo um novo funcionário ou está pronta para receber novos equipamentos, é vital que você se certifique de que o treinamento correto seja dado.
Afinal, saber como operar corretamente um novo equipamento pode ser desafiador. No entanto, é vital para a saúde e segurança no local de trabalho.
Por isso, as empresas devem fornecer treinamento em operações de máquinas, a fim de minimizar os riscos de acidentes no local de trabalho.
Isto deve consistir em treinamento em procedimentos de emergência, incluindo os recursos de desligamento imediato.
Além disso, não deve ser surpresa que o treinamento dos operadores no uso correto do equipamento ajude a proteger uma máquina de danos.
O treinamento também deve fornecer orientações sobre como verificar possíveis problemas, tais como estar alerta para o funcionamento correto do equipamento.
Como resultado, quando o treinamento claro e de fácil compreensão, ele maximiza a probabilidade de que o equipamento será usado corretamente e que o resultado desejado será alcançado.
Quando se tem o cuidado de usar uma máquina corretamente, a vida útil do produto pode ser prolongada consideravelmente.
Fornecimento de EPI aos trabalhadores
A segurança é uma questão importante tanto para os trabalhadores quanto aos empregadores.
Pois, a cada ano, inúmeros acidentes acontecem e muitas vezes é devido à ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs) ou à falha no uso dos EPIs fornecidos.
O EPI é um equipamento que protegerá os trabalhadores contra riscos à saúde ou segurança no trabalho.
O objetivo é reduzir a exposição dos funcionários aos riscos quando os controles de engenharia e administrativos não são viáveis ou eficazes para reduzir esses riscos a níveis aceitáveis.
Estes riscos podem ser qualquer coisa, desde pisos molhados até a queda de detritos e tudo o que estiver entre eles.
O EPI inclui itens como capacetes de proteção, proteção ocular, roupas de alta visibilidade, calçados de segurança e, às vezes, equipamentos de proteção respiratória.
Observância e adequação às Normas Regulamentadoras (NR)
Na medida em que a proteção ajuda a gerenciar os perigos associados ao uso de máquinas e equipamentos, a necessidade de um procedimento de trabalho seguro não deve ser deixada de fora. Os procedimentos de trabalho seguro abrangem:
- Adoção de um sistema de trabalho seguro;
- Inspeção e manutenção de equipamentos;
- Treinamento adequado e;
- Supervisão.
Para isso, uma alternativa é a observância e adequação às Normas Regulamentadoras (NRs) que tem como objetivo proteger o colaborador no ambiente de trabalho.
As Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) referem-se ao conjunto dos requisitos e procedimentos que dizem respeito à segurança e à medicina do trabalho, bem como à preservação e proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Conforme definido pelo MTE, hoje existem 36 NRs, que abrangem as mais diversas atividades a fim de garantir a segurança e a saúde do trabalhador, e também preservar e proteger o meio ambiente.
Saiba como evitar risco mecânico com a consultoria da Engenharia Adequada
A Engenharia Adequada as melhores soluções de adequação em máquinas e equipamentos conforme a NR12.
Além disso, nossa empresa pode te ajudar a reconhecer os tipos gerais de perigos para proteger as pessoas, os equipamentos e o meio ambiente.
Conduzimos a adequação à NR12 de maneira completa, atuando no planejamento, documentação, execução e treinamentos.
Prestamos serviços de consultoria, manutenção, cursos e treinamentos, bem como análise de documentações. Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Também oferecemos um guia prático, gratuito e definitivo construído a partir do método que já adequou a NR12 em mais de 5 mil máquinas e equipamentos em todo o Brasil.
Conclusão
As máquinas podem melhorar de forma significativa a produção e a eficiência da sua empresa. Mas elas possuem riscos mecânicos, como por exemplo, peças móveis, as arestas e as superfícies quentes que são perigosas para os trabalhadores.
Muitas lesões relacionadas às máquinas podem ser evitadas com o uso adequado de equipamentos de segurança.
Por isso, é importante entender os perigos que as máquinas apresentam e quais elementos são necessários para implementar práticas de proteção eficazes.
Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias! Conheça também os produtos da Engenharia Adequada, acessando nossa loja, através do link.